Uma dúvida muito comum e pertinente é essa. Talvez por conta do nome ou da explicação em si, grande parte das pessoas acreditam que não se gera energia solar em tempos não ensolarados. Será mesmo? Será que um sistema de energia solar funciona em dias nublados e chuvosos ou apenas quando temos o Sol forte, brilhando?

O primeiro passo é entender como a Energia Solar chega até você. E isso se dá da própria distribuidora de energia da sua região.

Depois, você precisa verificar quais empresa na sua região estão qualificadas para realizar essa instalação. É importante ressaltar que, nem sempre, uma empresa que presta diversos serviços tem o know-how necessário para atender a demanda de uma empresa de alto padrão. Isso requer experiência de mercado e por isso, é importante que você pesquise e veja projetos já realizados da empresa.

Entendido essa parte inicial, é hora de aprofundar na parte mais mecânica. Para ter um sistema, você precisa ter um local com grande abertura, ou seja, um local com telhado, que seja uma área de cobertura, para que os painéis fotovoltaicos sejam instalados.

Esses painéis são placas, feitas de vidro temperado, que resistem a impactos do dia a dia. Eles são instalados no telhado, para a captação de radiação solar.

Como funciona a Energia Solar na prática

A partir daqui, já conseguimos entender melhor sobre seu funcionamento. Estar instalado em uma área aberta é necessário para que as placas consigam ter acesso ao ar livre, por onde toda a radiação passa. E aqui entendemos que o que na verdade vai gerar sua energia solar são as radiações solares, e não o calor do Sol em si, aquele que você sente na pele.

Mesmo não podendo ver, as radiações ainda estão presentes em tempos mais fechados por isso, a energia solar funciona normalmente em dias nublados e chuvosos. Isso porque o Sol, mesmo que quando você não o vê, continua lá. Muitas vezes escondido pelas nuvens, mas ele sempre está lá.
Isso garante que você ainda produza energia solar mesmo em tempos não ensolarados. O que é diferente de locais com excesso de sombra, como por exemplo dentro da sua residência ou empresa. Nesses casos, não é possível captar a radiação direta do Sol e o sistema não funcionará.

Podemos concluir assim como funciona a energia solar de forma simples. Como funciona e é eficiente ainda que em tempos voláteis mas que ainda sim, produzem a radiação necessária para que o sistema o transporte e transforme em energia para seu uso.

Tem alguma dúvida? Manda pra gente que responderemos por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu